Espaço Animal
  • Animais de Companhia – cuidados com a pele e o pelo
    Se tem ou gostaria de ter um animal de estimação, como um cão ou um gato, provavelmente, já deu por si a pensar como lhe proporcionar a melhor vida possível. Alimentá-lo, dar-lhe muitos mimos e levá-lo ao veterinário sempre que for preciso foram, provavelmente, as primeiras “tarefas” em que pensou.
  • Cães e gatos – Pequenos grandes cuidados
    A saúde do seu animal de estimação passa, em parte, por uma higiene adequada. Esta é essencial, quer quando está em casa, quer quando vai à rua. O banho e a escovagem são importantes, mas, muitas vezes, insuficientes.
  • Dar banho ao cão – sim ou não? E ao gato?
    Dar banho ao cão/gato – sim ou não? A partir de que idade? E com que frequência? Estas são algumas dúvidas que, por vezes, os donos dos animais têm sobre a higiene dos mesmos.
  • Aparar as unhas dos gatos
    As unhas são uma das “ferramentas” da vida dos gatos – é, em parte, graças às mesmas que trepam até locais altos, caçam e, em caso de necessidade, se defendem.
  • Aparar as unhas dos cães
    Quando se fala em cortar as unhas a animais de estimação, é comum pensar-se, de imediato, nos gatos. Mas este cuidado, por norma, também deve ser assegurado em cães.
  • Guia de alimentação para o seu animal de estimação
    É possível que já tenha tido dúvidas sobre a melhor forma de alimentar o seu animal de estimação. Dieta caseira ou ração? Seca ou húmida? Uma ou várias vezes por dia? Em que quantidades?
  • Será que o seu gato tem excesso de peso?
    76% dos gatos estão acima do peso ideal. De facto, o excesso de peso, que se traduz por um peso corporal superior a 15% do ideal, é uma realidade cada vez mais observada nas clínicas e hospitais veterinários, um pouco por todo o mundo.
  • Manual de instruções para o banho do cão
    A higiene do seu animal começa pelo banho. A frequência depende da espécie, sendo que a maioria dos cães precisa apenas de 2 a 3 banhos por ano. Não devem ser demasiado frequentes, pois enfraquecem o pelo e retiram a camada isolante e protetora da pele.
  • O Banho e a Escovagem do Gato
    Os gatos, por si só, cuidam do seu pelo. A língua do gato é áspera e remove os pelos mortos, razão pela qual, na maior parte das vezes, o banho não é um passo essencial no dia a dia dos gatos.